Home Equipe Atividades Orientações Materiais

Voltar

Tempo de Leitura: 5 min

Atividades físicas

Você já deve ter escutado que criança ativa é um sinal de boa saúde. Mas você sabe o que é atividade física e por quê é tão importante para crianças?

Atividade física é qualquer movimento do corpo que gasta energia, produzido pelos músculos – incluindo atividades como jogos, tarefas em casa, viagens e atividades de lazer. A prática de atividade física desde criança é um dos principais fatores relacionados à formação de um comportamento ativo pro resto da vida adulta futura, assim, se esses hábitos saudáveis forem estabelecidos desde o início da vida, as chances de permanecerem ao longo da vida são grandes. Além disso, por meio da atividade física a criança pode atingir o seu máximo de crescimento e aptidão física, melhorar o desempenho na escola e diminuir a chance de ter alguma doença e dores na coluna vertebral. Mesmo com tantos benefícios, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas que não praticam atividade física está cada vez maior em todo o mundo. Pensando nisso, confira a lista de recomendações de atividade física para cada idade:

Crianças de 0 a 1 ano:

Nessa idade o melhor é ser ativo várias vezes ao dia, mesmo que em curtos períodos, por meio de brincadeiras supervisionadas no chão. Para as crianças que ainda não engatinham ficar de bruços por pelo menos 30 minutos durante o dia quando acordado é uma boa opção ! Evitar deixá-los por mais de 1 h em carrinhos de bebê, bercinhos e no colo do cuidador. E não é recomendado assistir TV ou ficar em frente de telas de computadores, tablets e celular.

Crianças de 1 a 2 anos:

Nessa fase é necessário pelo menos 180 minutos (3 horas) de atividades variadas por dia, condizentes com a idade, e em ambientes fechados ou ao ar livre. Podem incluir atividades leves, como ficar de pé, movendo-se, rolando e brincando, além de atividades mais energéticas como saltar, pular e correr. Lembre-se quanto mais atividades espalhadas pelo dia, melhor ! Preencher o tempo com livros e contação de história é melhor do que ficar em frente a uma tela (assistindo TV, vídeos e jogando). Para crianças de 1 ano não é recomendado ficar em frente das telas e para aqueles com 2 anos de idade, o tempo não deve ser superior a 1 hora.

Crianças de 3 a 5 anos:

Crianças dessa faixa etária devem realizar pelo menos 180 minutos atividade física de qualquer intensidade distribuída ao longo do dia, mas metade do tempo dessas atividades precisa ser reservado a exercícios mais intensos, como corridas, saltos, subidas e descidas de obstáculos maiores (escorregadores, pequenas árvores, circuitos de escaladas), bicicleta, natação. Atividades físicas estruturadas, como natação, danças, lutas, esportes coletivos, entre outras, também podem ser incluídas! Não é recomendado que a criança permaneça por longos períodos consecutivos (1 hora) sentada. Lembre-se o tempo em tela não deve ser maior que 1 h: quanto menos, melhor!

Crianças de 6 a 19 anos:

Crianças e adolescentes devem acumular pelo menos 60 minutos (1 hora) diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa. Atividades moderadas são aquelas que fazem a respiração acelerar e o coração bater mais rápido, como por exemplo, pedalar, nadar, brincar em um playground, correr, saltar e outras atividades que tenham, no mínimo, a intensidade de uma caminhada. Enquanto, atividades de intensidade vigorosa são aquelas capazes de fortalecer músculos e ossos, devem ser realizadas, pelo menos, três vezes por semana. As atividades mais sedentárias (paradas) devem ser evitadas e recomenda-se que o tempo de tela seja limitado a 2 horas por dia, porém, este limite não deve levar em consideração o tempo destinado ao uso de computador para realização de tarefas escolares! Acesse nossos materiais de apoio, lá temos um calendário de atividade física para que você possa desenhar ou escrever as atividades

Acesse nossos materiais de apoio, lá temos um calendário de atividade física para que você possa desenhar ou escrever as atividades.

Veja também